top of page
  • Foto do escritorFR Viagens e Turismo

Turismo na Bahia cresce 33,7% e tem maior variação positiva.




O índice de atividades turísticas cresceu 33,7% na Bahia em setembro frente ao mês anterior, registrando a maior variação positiva do País. As informações foram divulgadas por meio da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Este é um resultado animador, uma vez que o setor de Turismo foi um dos mais atingidos pelo impacto da pandemia do novo coronavírus em todo o mundo. Vale destacar que a taxa de crescimento da Bahia foi muito superior a nacional, que ficou em apenas 11,5% na comparação com agosto”, ressaltou Walter Pinheiro, secretário Estadual do Planejamento.

Fausto Franco, secretário do Turismo do estado, declara que o resultado é fruto da reabertura dos destinos turísticos após longo período de quarentena. Além disso, atribui o crescimento aos protocolos adotados pelos empreendimentos. “Além do estímulo às viagens de carro, a retomada dos voos para a Bahia é um fator importante para a recuperação. A expectativa era que as companhias operassem com 50% da oferta e agora já chegamos a 60%”, completa.

Todas as 12 unidades da federação marcaram o mesmo ritmo de crescimento, com Bahia registrando a maior variação positiva. No entanto, o índice ainda é 44,5% menor do que foi registrado no mesmo período do ano passado.

No acumulado do ano, a atividade turística baiana caiu 42,1%. Em termos regionais, todas as 12 unidades pesquisadas tiveram recuo nos serviços voltados ao Turismo. No indicador dos 12 meses, o volume retraiu 30,8% frente ao mesmo ínterim do ano passado, quando todos os locais também recuaram.

Turismo na Bahia: aeroporto de Salvador

O aeroporto de Salvador também vem acompanhando o crescimento estadual. O destaque deste mês o início dos voos regulares para Goiânia, operados pela Gol Linhas Aéreas, que ocorre quatro dias por semana. Este é o 22º destino regular em operação no terminal aeroportuário. Outra novidade é o voo para Maceió, que antes era operado pela Voepass, e, agora, passa a ser atendida pela Gol em um B737, capaz de transportar mais de cem passageiros.

Todos os dias os passageiros encontrarão opções de viagem pela companhia para as cidades de Recife, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Campinas e Rio de Janeiro. Quem precisar viajar para São Paulo poderá escolher entre três voos diários para o Aeroporto de Congonhas.

Outro destaque para o mês é a Azul Linhas Aéreas, que estreia uma rota para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, 13 vezes por semana a partir do próximo dia 30. Além disso, a companhia também passa a ofertar voos diários para Porto Seguro e Vitória da Conquista, ambos na Bahia.

As três maiores companhias aéreas do País operarão, em média, duas frequências diárias de Salvador para a capital fluminense. Mais uma novidade é por conta da Voepass, que adicionou uma segunda frequência para Porto Seguro, que estão em operação desde o dia 1º de novembro.


Fonte: Brasilturis

  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page