top of page
  • Foto do escritorFR Viagens e Turismo

Localiza e Unidas anunciam fusão.

Atualizado: 26 de set. de 2020


" Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3), duas das maiores locadoras de veículos do país, anunciaram nesta quarta-feira (23) que pretendem assinar um acordo de incorporação de ações. Em fato relevante, as empresas explicam que, após celebração do acordo, a Localiza passará a deter a totalidade dos papéis da Unidas.

O mercado ficou em polvorosa com a informação e as ações das duas companhias subiam muito nos primeiros negócios de quarta. A Unidas avançava 17% enquanto a Localiza subia outros 12%.

Segundo analistas, a movimentação é extremamente positiva para a companhia que vai se formar. “Com a atual crise e a expectativa de recuperação da economia nos próximos meses, principalmente em 2021, será uma empresa maior, para fazer frente ao mercado”, afirma Pedro Galdi, analista da Mirae Asset.

Já Henrique Esteter, analista da Guide, não vê tanto impacto da crise na decisão, mas corrobora o sentimento de que a transação traz boas possibilidades para as empresas. “Em termos financeiros, as empresas estão bem, então creio que o cenário adverso não pesou tanto assim”, diz.

“O que eu vejo é uma complementação das atividades das duas empresas. A Localiza é muito sólida no segmento de Rent a Car, enquanto a Unidas tem presença forte na gestão de frotas. Juntas, vão criar superpotência do setor.”

Este talvez seja o grande problema em questão, o tamanho que a operação vai tomar caso o acordo seja aprovado. “Juntas, as duas serão responsáveis por 15% do mercado de veículos vendidos no país. É possível que tenham que enfrentar o lobby das montadoras”, diz Galdi.

Isso sem falar na aprovação Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “A Unidas já vem de fusão recente (com a Locamerica), o que deixou o mercado com apenas três empresas do setor listadas em bolsa. Agora ficariam duas. Me parece estranho que o Cade aprove isso sem ressalvas”, acrescenta Esteter."

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page