top of page
  • Foto do escritorFR Viagens e Turismo

Rota do Enxaimel em Pomerade recebe selo internacional da ONU

A Rota Enxaimel, em Pomerode (SC), foi eleita uma das melhores vilas turísticas do mundo, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o selo turístico internacional Best Tourism Villages.




O prêmio elege os melhores exemplos de vilas que abraçam o turismo para oferecer oportunidades de desenvolvimento sustentável, preservando tanto o meio ambiente quanto as tradições locais.

Com mais de 170 destinos de 75 países inscritos, o roteiro catarinense foi o único vencedor do Brasil.


Para receber o reconhecimento foi preciso demonstrar que estava alinhado aos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, entre eles, a produção

sustentável de alimentos e o desenvolvimento econômico com oportunidades de trabalho.


A Rota do Enxaimel possui a maior concentração fora da Alemanha de casas construídas na técnica Enxaimel (estruturas de madeira construídas sem nenhum prego ou parafuso, somente encaixes), trazida pelos imigrantes alemães. São cerca de 50 casas ao longo de 16km, em um percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).



O percurso pode ser realizados em tours guiados através de caminhada, bicicleta e carro. Todas as casas e estabelecimentos comerciais locais mantêm sua arquitetura original.

Importante destacar a Casa Siewert, construída em 1913 e desde então passada de geração em geração, pertencendo a mesma família.


A rota abriga a fábrica de chocolates Nugali, com visita guiada que começa em uma estufa com plantações de cacau e segue adentrando as instalações da fábrica, acompanhando cada etapa da transformação do fruto em diferentes tipos de chocolate.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page