top of page
  • Foto do escritorFR Viagens e Turismo

Ampliação da vacinação contra o Covid-19 em Noronha aumenta expectativa do setor de turismo da ilha

Governo estadual estima concluir imunização da população adulta até setembro de 2021. Com isso, empresários acreditam que visitação da ilha deve crescer na última metade deste ano.

A campanha de vacinação em massa contra o COVID-19 em Fernando de Noronha, que pretende imunizar todos os adultos até setembro de 2021, animou o setor turístico da ilha. Donos de pousadas e empresários avaliaram que o movimento de visitantes deve crescer no segundo semestre deste ano, devido à ampliação no número de pessoas imunizadas.


Após a ilha receber mil doses da vacina da Astra Zeneca/Fiocruz na sexta-feira (11/6), a vacinação foi ampliada, na segunda-feira (14/6), para quem tem a partir de 18 anos. Até a quinta-feira (17/6), a campanha ocorre na quadra da Escola Arquipélago. Depois, passa a ser realizada no Posto de Saúde da Família.


"Nós já éramos um destino seguro, uma vez que o protocolo de entrada exige teste negativo de COVID-19. Agora, vamos ter toda a comunidade vacinada, isso dá uma segurança muito grande ao visitante. Eu acredito que Fernando de Noronha é o destino mais seguro do país", afirmou Dora Costa.

Entre os meses de março e setembro de 2020, o turismo em Fernando de Noronha foi suspenso, devido à pandemia do COVID-19. A reabertura foi gradativa, começando pelos turistas já contaminados pelo novo coronavírus. Em outubro, aqueles que não tiveram a doença foram autorizados a visitar a ilha.


Donos de pousadas

Noronha tem mais de 100 pousadas, que se organizam em duas associações. Para os diretores das duas instituições, a expectativa é de melhora no movimento turístico.

"A ilha é um destino dos sonhos. Com a imunização da população adulta, nós acreditamos que a ocupação deve crescer", afirmou a presidente da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), Adriana Flor.



O presidente da Associação das Hospedarias Domiciliares de Fernando de Noronha (AADFN), Ivan Costa, também disse estar otimista. Ele afirmou que, apesar do avanço da vacinação, é preciso melhorar a malha aérea, com o incremento na quantidade de voos para Noronha.

"Esperamos que aconteça o aumento dos voos. A ilha já está com boa ocupação, vamos ser o primeiro local turístico do Brasil com 100% de imunidade [da população]. A expectativa é positiva e estamos agradecidos pelo esforço do governo em vacinar a população local", declarou Ivan Costa.

O empresário Hayrton Almeida, diretor de uma agência de turismo receptivo na ilha, contou que está confiante na melhora no número de visitantes. Para ele, as viagens de turismo dentro do país devem aumentar, devido ao ao fechamento de fronteiras para brasileiros.


"Com a vacinação na ilha e em outros locais do Brasil, as pessoas se sentem mais seguras e voltam a se programar. Com isso, o turismo nacional deve voltar a crescer. Muitas fronteiras internacionais estão fechadas para o Brasil. A tendência é o turismo nacional se manter em alta", falou o empresário.




COVID-19 na ilha

A Administração de Fernando de Noronha informou, na segunda-feira (14), que a ilha registrou 685 casos de Covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020. Desse total, 675 pessoas se recuperaram e quatro morreram. Há, ainda, seis pacientes em quarentena na ilha.

Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (15), mais 3.622casos do CoVID-19 e 72 óbitos de pessoas que estavam com a doença. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os novos registros levaram o estado a totalizar 524.316 infectados e 16.932 mortos.




Comenta pra gente: Você se sente seguro para viajar pelo Brasil?

Deixa seu like e compartilha pra dar uma força pro site!

  • Instagram
  • Facebook ícone social
bottom of page