Selecionamos algumas das melhores ilhas do Mediterrâneo, com cenários de tirar o fôlego, praias de areias claras e águas cristalinas em tons de azul-turquesa, locais históricos que remetem o mundo antigo, vilarejos encantadores, excelente gastronomia e vida noturna vibrante.
Sicília, Itália.
Combina arquitetura, história e gastronomia
No extremo sul da Itália, a maior ilha do Mediterrâneo combina belezas naturais, praias, sítios arqueológicos, cidades artísticas e uma culinária única. Dispõe de 1,4 mil km de costa, 538 museus e sete Patrimônios Mundiais da Unesco, incluindo o Monte Etna, as Ilhas Eólias e a antiga cidade de Agrigento. Em 2023, a ilha foi eleita a melhor do Mediterrâneo pelo jornal britânico The Daily Telegraph.
Sardenha, Itália.
Para amantes de natureza, gastronomia e vinho
No nordeste do país, é famosa pelo mar azul-turquesa e pelas belíssimas praias com areia extremamente branca, mas também se destaca pelos sítios arqueológicos, vinhos requintados e gastronomia de renome mundial. Entre as grandes atrações está o arquipélago Maddalena, formado por sete ilhas rodeado por um parque marinho nacional, com águas cristalinas para mergulho.
Capri, Itália.
Puro agito e sofisticação
Um dos destinos italianos mais badalados e glamorosos, a pitoresca ilha no Golfo de Nápoles reúne muitos atrativos naturais e culturais, incluindo praias deslumbrantes, ruas de paralelepípedos e boutiques luxuosas. Destaca-se pelos Faraglioni, três enormes blocos rochosos imersos no mar, e pela famosas Gruta Azul, que deve seu nome à incrível cor que a água do mar assume em seu interior.
Mykonos, Grécia.
Atmosfera cosmopolita e vida noturna vibrante
Parte do arquipélago das Ilhas Cíclades, é conhecida pela animada vida noturna e pelas charmosas casinhas brancas com janelas azuis em ruas de pedras. Entre as principais atrações estão o centro histórico, a Pequena Veneza e os moinhos de vento brancos no antigo distrito de Kastro, que remontam ao passado rural da ilha.
Creta, Grécia.
Para apaixonados por história e mitologia grega
Com cinco mil anos de história, a maior ilha grega é o berço da civilização mais antiga da Europa e reúne tesouros que vão além das praias paradisíacas, como o Palácio de Cnossos, que foi o centro da civilização minoica, e o Farol de Chania, com vistas incríveis do Antigo Porto Veneziano. Combina a vida moderna e o mundo antigo com arquitetura medieval, ruas super charmosas e sítios arqueológicos místicos.
Kefalonia, Grécia.
A maior ilha Jônica é um paraíso secreto
Ainda pouco conhecida pelos turistas brasileiros, além das praias paradisíacas e clima agradável, reúne charmosos vilarejos, cavernas e trilhas pelas montanhas para os mais aventureiros, como a Caverna Melissani, com seu lago azul-turquesa e uma história repleta de mitos.
Córsega, França.
Para relaxar em família e apreciar às belezas naturais
Terra natal de Napoleão Bonaparte, a chamada "Ilha da Beleza" tem uma natureza exuberante com praias de águas cristalinas, falésias verticais, montanhas e vilarejos medievais. Há atrações para todos os gostos, como os picos de Bavella, as cidades históricas de Ajaccio e Bonifácio, além da região vinícola na cidade de Patrimônio.
Maiorca, Espanha.
Pérola do Mar Mediterrâneo combina belezas naturais e riquezas histórica
Sem grandes agitos, a maior das Ilhas Beleares combina o charme do Mediterrâneo com a atmosfera das cidades espanholas. Dispões de 113 praias paradisíacas, vilarejos charmosos, monastérios, cidades medievais e mercados tradicionais. Destacam-se a capital Palma, com atrações culturais e urbanas, as ruínas da antiga cidade de Pollentia e a piroresca vila de montanha Valldemossa.
Ibiza, Espanha.
Cenário festivo e vida noturna vibrante.
A ilha espanhola mais agitada tem diversos restaurantes, bares e baladas. as nem só de praia e festa vive o destino: há muitas atrações culturais e naturais, incluindo a Cidade Velha conhecida como Dalt Vila, declarada Patrimônio Mundial da Unesco, o mercado hippie de Las Dallas e o Mirador de Es Vedrà, com 382 m de altura.
Formentera
Para curtir a dois e fugir do agito de Ibiza
A menor das Ilhas Baleares é um refúgio para quem prefere praias mais desertas, com acesso somente via barco. A região é formada por charmosos vilarejos com construções brancas, restaurantes incríveis e seus icônicos faróis para apreciar vistas deslumbrantes, como o Cap de Barbaria.
Fonte: Interep.
Comments