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Novo estudo reafirma risco baixo de se pegar Covid-19 em avião (usando máscara)




Um novo estudo divulgado na quinta-feira (15) sugere que as pessoas não precisam se preocupar com a circulação do novo coronavírus no ar em aviões.

O estudo do Departamento de Defesa dos Estados Unidos corrobora o que se concluiu em pesquisas anteriores, mostrando que os sistemas de ventilação das aeronaves filtram o ar de maneira eficiente e removem partículas que podem transmitir vírus.

O estudo, divulgado ainda sem revisão por pares, não levou em consideração outras maneiras pelas quais as pessoas podem pegar o vírus em aeronaves - incluindo outras pessoas tossindo ou respirando diretamente sobre elas, em superfícies ou em espaços confinados, como banheiros.

O Comando de Transporte dos EUA, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) e o Comando de Mobilidade Aérea usaram aeronaves Boeing 777-200 e 767-300 carregados com sensores destinados a duplicar o efeito de um voo de passageiros totalmente cheio.

Um manequim usando uma máscara cirúrgica simulou um passageiro com tosse infectado com um vírus respiratório. A equipe usou rastreadores de aerossol fluorescentes para ver para onde as partículas emitidas pelo "passageiro" com tosse foram. Eles foram sugados rapidamente para o sistema de ventilação, concluiu a equipe, e dificilmente contaminariam as superfícies próximas ou explodiriam nas zonas de respiração das pessoas sentadas ao redor.

"Os testes presumem que, se o uso da máscara for contínuo, o número de pessoas infectadas é baixo", escreveu a equipe de pesquisa. “A contaminação de superfícies por vias não aerossóis (gotas grandes ou contaminação fecal) é mais provável em banheiros e outras áreas comuns e isso não foi testada aqui”, acrescentaram. "Essas rotas alternativas de exposição são mais desafiadoras de prever por causa da incerteza no comportamento humano." Outros relatórios descobriram que pessoas infectadas com o novo coronavírus em voos talvez tenham contraído o vírus quando tiraram as máscaras para usar os banheiros. "Os testes não incluíram movimentos substanciais em todo o avião ou no aeroporto, saguão ou ponte, onde as taxas de troca de ar e as interações humanas variam", acrescentaram os pesquisadores. "Da mesma forma, o manequim permaneceu voltado para a frente, a incerteza no comportamento humano com as conversas e o comportamento pode mudar o risco e a direcionalidade nos assentos mais próximos de uma pessoa, especialmente para gotas grandes."


Fonte: CNN BRASIL

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